quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pão Saloio

Pão saloio sem pão saloio não é um grande pão...
Pois é, hoje estava com desejo de um pão quentinho... e porque não por a nossa amiga a fazer pão? fui á procura no livro base e lá estava: pão saloio, mesmo a calhar... Devo dizer que a receita está aprovadissima, para a proxima apenas deixo a massa a levadar já em bolinhas individuais, o pão é capaz de ficar mais fofinho e menos massudo.


Ingredientes:
Preço médio de custo: 0,80€

- 330g água
- 2c de café mal cheias (a receita original têm colheres de chá, mas não ha nada como cortar no sal)
- 1 saqueta fermipan (fermento padeiro)
- 500g farinha

Preparação:

Coloque no copo a água e o sal e programe 2m, temp 37º, vel.2.
Junte metade da farinha e o fermento e programe 8seg. vel.6. Junte a restante farinha e programe 2m vel. espiga.
Deixe a levedar e coza em forno quente (220º).
Eu fiz a massa do pão enquanto tomava o pequeno-almoço, deixei a levedar enquanto fui para o trabalho e só fiz os paezinhos já ao final da tarde lá para as 19h30. A massa levedou bem, mas ao formar as bolinhas lembrei-me que deveriam ficar melhor já feitas antes de levedar.
Deixei no forno cerca de 20-30m, o fogão cá de casa é a gás, por isso tenho sempre o cuidado de ir espreitando os paezinhos para não queimarem por baixo e ficarem crus a meio (chego mesmo a virá-los), comprei é pouco tempo uma base de silicone para este tipo de cozinhados, e não sei se é coincidencia ou não, hoje não queimou!

Sem comentários:

Enviar um comentário