terça-feira, 15 de junho de 2010

Lasanha verde

Este Fim-de-Semana foi dedicado à Itália, ou melhor, à cozinha Italiana, eu cá adoro tudo (bem quase tudo) o que envolve massa. Nas compras deparei-me com placas de lasanha verde, só em casa me lembrei que também poderia ter feito a massa fresca na bimby, dá um pouco mais de trabalho ter que estender a massa e tal, mas é mais natural e deve ser bem mais saboroso, fica para uma próxima.
Gosto de fazer lasana, porque para além de ter uma costela do Garfiel, sobra sempre recheio de carne e no dia seguinte é cozer um esparguete e já temos a bolonhesa pronta! Bom apetite!




Ingredientes:
preço médio de custo: 3,50€

- placas lasanha verde
- 2 cenouras
- 1 lata de cogumelos
- 1 lata pequena tomate pelado + polpa de tomate para completar as 500g
- 250g carne picada
- 1cebola
- 2 dentes de alho
- 50g de azeite
- queijo ralado (usei fatias de queijo flamengo)

Molho Bechamel:

- 600g leite
- 60g farinha
- 40g manteiga
-Sal e pimenta

Preparação:

Recheio de Carne:
Coloque no copo a cebola, as cenouras, os cogumelos e os alhos e pique 10seg. vel. 5, faça descer os residuos que ficaram nas paredes do copo e junte o tomate, programando mais 15seg. vel.7.
Junte o Azeite e programe 7m, temp. 100º, vel.2. De seguida adicione a carne picada temperada a gosto e programe mais 10m, temp. 100º, vel. colher inversa. no fim do tempo triture uns segundos na vel. 5 para a carne não ficar com grumos.
Retire do copo e Reserve

Molho Bechamel:
Sem lavar o copo coloque o leite, a farinha, a manteiga e tempere a gosto e programe 8m, temp. 90º vel.4.

Num tabuleiro coloque um pouco de molho bechamel, coloque uma camada de placas de lasagna, camada muito fina de molho bechamel, camada de carne e repita até obter a quantidade pretendida. por cima da ultima camada de placas de lasagna, coloque molho bechamel abundantemente.
Com uma faca com bico, fure as placas de lasagna de modo ao molho se puder entranhar entre camadas e cobra tudo com o queijo ralado ou fatias de queijo flamingo.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 20

Sem comentários:

Enviar um comentário