terça-feira, 15 de junho de 2010

Tiramisu

Para sobremesa Tirámisu, a minha mãe está sempre a dizer que o tiramisu é que é bom, e que gosta e que coisa e tal e eu desta vez não me esqueci do queijo mascarpone quando fui ao super mercado (apesar de me teresquecido dos palitos e ter que os ir comprar mais tarde). Esta receita fica melhor feita de um dia para o outro, mas como os convidei para jantar em cima da hora...
Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 8,60€

- 24 palitos de la reine (eu usei menos porque a minha tijela era pequena)
- 200g de café feito (bem este não medi, também não é importante)
- 50g de rum (meio copo medidor bimby)
- 6 gemas
- 150g de açucar
- 150g natas frescas ( eu enganei-me e deitei o pacote todo, logo 200g)
- 3 folhas de gelatina
- 500g de queijo mascarpone
- cacau em pó para polvilhar



Preparação:

Coloque as folhas de gelatina em água fria. Reserve.
Coloque a Borboleta, deite no copo o açucar, as gemas e as natas e programe 5m, tem. 90º, vel. 1 e 1/2.
Quando terminar retire a temperatura e programe mais 2m à mesma velocidade.
Quando terminar adicione as folhas de gelatina bem escorridas e misture mais 30seg. vel. 1 e 1/2, deixe arrefecer a mistura. Eu coloquei o copo no friigorifico e fui dar banho à pequena.
Quando tiver arrefecido, junte o queijo e incorpore 30seg. vel. 2 e 1/2. O queijo deve ficar bem incorporado se for necessário programe mais alguns segundos.

Numa tijela coloque uma parte do molho no fundo, mergulhe os palitos de la reine na mistura do café com o rum, no livro base eles dizem para se ter cuidado para que não fiquem muito ensopados, eu discordo, acho que devem ficarbem ensopados, especialmente se se fizer esta sobremesa no próprio dia, só temos de ter cuidado para os palitos não se desfazerem nas nossas mãos.
coloca-se então uma camada de palitos por cima da de recheio, nova camada de recheio, camada de palitos e termina-se com uma camada de recheio que se polvilha com o cacau em pó.

A minha tijela era mais larga que funda, e só levou duas camadas de palitos, mas pode-se fazer a gosto. No próprio dia os palitos "subiram"e ficaram acima do recheio, notavam-se bastante e ainda estavam "rijinhos" no dia seguinte já estavam melhores (mais molinhos) dai eu dizer que é importante ensopar bem os palitos :)

As claras não vão fora... geralmente congelo-as para usos posteriores, mas estas vou aproveitar para fazer um bolo de claras ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário