terça-feira, 19 de outubro de 2010

abrotea à pescadora

Já fazia muito tempo que não cozinhava um pratinho de peixe. Tinah este debaixo de mira principalmente por causa das ameijoas, nunca na minha vida (mesmo em cozinha tradicional) tinha feito ameijoas e tinha uma certa curiosidade em saber como seria na bimboca. Gostei do prato apesarde ter ficado um pouco insonso (eu e a mania de meter pouco sal) e apesra de a Abrótea não ser dos meus peixes preferidos, mas o molhinho fica muito gostoso, as ameijoas dão-lhe um toque especial e acima de todo é muito fácil cozinhar tudo ao mesmo tempo. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 4,4€

- 2 Postas de Abrótea previamente temperadas com sal
- 3 Batatas para cozer
- 30 g de azeite
- 1 cebola
- 2 tomates maduros (usei 2 tomates pelados)
- 1/2 Pimento vermelho
- 250 g de vinho branco (usei 50g de vinho tinto + 200g água)
- 1/2 kg de ameijoa vietnamita congelada (para dois foi muito)
- Coentros
- Sal e pimenta q.b.


Preparação:

Descongelar com sal as postas de abrótea.
Colocar as ameijoas num recipiente com água e sal.
Colocar no copo o azeite e os tomates pelados e programar 6m,  temp.Varoma, vel. 2. No final picar 10 seg., vel. 7.
Juntar o pimento cortado às tiras (eu cortei o meu ás tiras pequenas), a cebola partida e o vinho. Temperar com sal e coentros.
Colocar o cesto onde se deitou as ameijoas previamente lavadas.
Na parte inferior da Varoma colocar as batatas descascadas e cortadas às rodelas e na parte superior as postas de abrótea, tapar e colocar a varoma em cima da tampa do copo e programar 25min, temp. Varoma, vel. colher inversa. Quando faltarem cerca de 10/15 minutos para o final pré-aquecer o forno a 180 °C.
Dispor todo o peixe, as batatas e as ameijoas numa travessa que possa ir ao forno e por cima verter o molho que ficou no copo. Levar ao forno por 10/15 minutos e servir de imediato.

Sem comentários:

Enviar um comentário