sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pão Rústico

Tenho uma daquelas suposta maquinetas fantásticas de fazer pão... a verdade é que demo-lhes pouco uso. O pão nunca nos saiu bem, era sempre baixo e farinheiro, a farinha em si para as maquinetas é uma fortuna e paralém além disso o pão levava em média 3h30 a ficar pronto e o cherinho que saia da máquina está longe de se equiparar ao cheirinho de pão acabado de sair do forno... Para ajudar à festa, quando engravidei da Tis enjoeei de tal forma o cheiro do pão que a máquina ficou definitivamente arrumada. Na bimby já tentei duas ou 3 vezes fazer pão e têm saido razoavelmente bem, mas acho que a amioria das receitas dão muito trabalho (amassa, fermeta, espera, fermenta, amassa, fermenta, forno...) e sinceramente custa-me menos ir comprar pãozinho fresquino ali á mercearia do lado.
À parte disso ainda fiquei com 3 pacotes de farinha para pão de máquina na despensa, o que é para mim um autêntico desperdício, além de ocuparem espaço foram caras e decerteza que não iriam fora... então encontrei-me a braços com esta receita, pareceu-me tão simples tão simples que nem queria acreditar... estava tão entusiasmada com a ideia que... saltei o 1º passo da receita e o pão não cresceu, mas... de resto tudo 5*. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 1€

- 500g de farinha de pão de máquina
- 350g de água
- 1 piatada de sal (não coloquei)

Preparação:

Colocar a água com um pouco de sal no copo e programar 2m, temp. 40º, vel.6 8esta foi a parte que saltei).
Juntar a farinha e misturar 5seg. vel.6. programar 4-5m vel. Espiga.
Deixar a massa levadar cerca de 30m ou até dobrar o volume.
Moldam-se pequenas bolinhas e colocam-se num forno pré-aquecido a 210ºC até estarem cozidas (cerca de 20-30m).
Eu não bolinhas, porque como a massa não levedou ficou um pouco mole demais e fiz um pão grande unico. ele é mesmo assim escuro, pois usei a farinha da nacional vitale que é de mistura e cereais.

Sem comentários:

Enviar um comentário