segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fofos de frango e farinheira

Como já referi várias vezes, lá em casa somos 2,5, pelo menos no que toca a comida, a tis já come o mesmo que nós (a maioria das vezes), mas em quantidades ainda reduzidas. Mas quando vou às compras já costumo pedir em quantidade +1 que o usual. Acontece que para fazer o esparguete de frango só usei 2 peitinhos de frango (deu e sobrou), mas eu tinha comprado 3, por isso tive que improvisar uma refeiçãozinha "leve" que rende-se jantar para os 3. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 3,25€

Recheio:
- 1 cebola
- 2 d. alho
- 30g azeite (usei 25g)
- frango (a receita não especificava quantidade, eu grelhei o peito de frango que tinha, que até era grandinho, retirei a porção para a tis comer com arroz e desfiei o resto para esta receita).
- 1 tomate (usei 1 tomate pelado)
- 1 cenoura
- 1/2 farinheira
- 50g chouriço (usei fiambre)
- 30g de vinho branco (usei 10g vinagre branco)

Massa:
- 250g farinha
- 2 c. chá fermento
- 1 c. cafe sal fino (usei só uma pitada)
- 25g margarina
- 50g óleo
- 250g leite
- 2 ovos (esqueci-me de usar, mas ficou bom na mesma :P)

Preparação:

Começe por fazer o recheio (eu começei pela massa e arrependi-me).
Coloque no copo a cebola, o alho, o tomate, o chouriço e programe 10seg. vel.5
Adicione o azeite e programe 7m, temp. 100º vel1.
Adicione a cenoura e pique mais 5 seg. vel.5
Junte o frango, a farinheira e o vinho branco e programe 15m, temp. 100, vel.1. retire o frango e desfi-o, volte a juntar á mistura obtida e retire e reserve. (eu juntei logo o frango desfiado e programei apenas 10m, uma vez que o meu frango já estava cozinhado).

Para a massa: Colocam-se todos os ingredientes no copo e bate-se tudo na vel.3 até obter uma mistura homogénea (cerca de 30-40seg). A massa fica bastante liquida, é um pouco dificil de moldar.

Para montar:
Untam-se formas de queques, deita-se em cada uma um pouco de massa (eu espalhei com o dedo, apesarde a massa ser bastante mole até adere bem ás paredes das formas) depois coloca-se um pouco de recheio e fecha-se o fofo com um pouco de massa.
Leva-se ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 30m.

Sem comentários:

Enviar um comentário