sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Bolo de Chocolate brigadeiro

Depois de muitas tentativas e desilusões parece que finalmente encontrei uma receita de bolo brigadeiro que me enche o paladar... quando a li pela primeira vez pareceu-me logo que a coisa iria sair do meu agrado. Mas para a próxima só farei umas ligeiras alterações, em vez da cobertura levar chocolate normal de culinária usarei o de 70% cacau, e na parte do recheio usarei menos manteiga e mais leite, pois nota-se bastante o sabor a manteiga quando o bolo arrefece. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 3,88€

Massa:
-2 chávenas de açúcar (peço desculpa mas não meço as chávenas nem procuro equivalentes de medida, para mim uma chávena é a chávena de chá que tenho em casa e é a que me serve e resulta sempre)
- 2 Chávenas de farinha com fermento (não tinha por isso coloquei um pouco menos de farinha e acrescentei uma colher bem cheia de fermento em pó para bolos).
- 1 chávena de óleo
- 1 chávena de cacau em pó (é cacau não é chocolate, são coisas diferentes)
- 1 chávena de água a ferver
- 5 ovos

Recheio:
- 6 c. sopa de açúcar
- 6c. sopa de manteiga
- 6 c. sopa de cacau em pó
- 8 c. sopa de leite

Cobertura:

- 150g tablete de chocolate de cozinha (o tal que vou substituir por o de 70% cacau)
- 150g natas
- pepitas de chocolate para decorar

Preparação (a adaptação ainda não está perfeita por isso irei actualizando á medida que encontrar os tempos ideais):

Separe as gemas das claras, coloque as claras no copo perfeitamente seco e limpo, junte umas gotas de limão e sal, coloque a borboleta e bata 5m, vel.3 e 1/2. Retire e Reserve.
Entretanto Ligue o forno a 180ºC e unte uma forma (eu desta vez usei com buraco pois a base lisa ainda estava com comida) com manteiga e farinha.
Bata as gemas com o açúcar 6m, vel.3 Adicione  óleo, a farinha, o cacau e a água a ferver e programe 30seg. vel.3.
Volte a colocar a borboleta e programe na vel. 3, vá adicionando as claras em castelo pelo bocal do copo e desligue quando tiver tudo bem envolvido. Deite sobre a forma untada e leve ao forno pre-aquecido cerca de 30-40m. Verifique a cozedura com um palito.
Nos minutos finais da cozedura comece a preparar o recheio.
No copo lavado coloque todos os ingredientes e programe 2:30m, temp. 70º vel.2.
Depois de cozido mas ainda na forma pica-se bem o bolo, deita-se o recheio por cima e deixa-se o bolo absorver bem o recheio.
Quando isso acontecer pode desenformar o bolo (eu fui deitar a tis no entretanto por isso ficou uns bons 30m a ensopar).
Sem precisar lavar o copo coloque as natas e o chocolate partido e programe 10-12m, temp. varoma, vel.2, deite sobre o bolo relativamente frio, cobra bem e decore com as pepitas de chocolate.

Sem comentários:

Enviar um comentário