quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

costeletas de porco com arroz de tomate

Não tenho por habito fazer muitas vezes costeletas, acho que dá mais trabalho a comer do que a cozinhar... uma pessoa tem de andar ali de volta do osso com os talhares ou então perder as boas maneiras e andar a "roer" o osso para não desperdiçar a carne. Mas também já andava um pouco cansada os peitos de peru e frango e do lombo de porco... por isso como alternativa sobe muito bem, muito fácil de fazer, como sempre a carne ao vapor ficou óptima e macia, a única coisa que não apreciei foi o molho de cebola e penso que o B também teria preferido as rodelas da cebola ao molho. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 3€

- 4 costeletas
- 2 cebolas
- 1 dente alho
- 100g tomate pelado
- 200gr de arroz
- vinho tinto
-1 c. sopa polpa tomate
- 30g azeite
-  sal e pimenta q.b.
- 1 l. de água
- 1 folha louro

Preparação:

Tempere as costeletas com sal, alho, louro e pimenta.
Coloque um pedaço de papel de alumínio na varoma. Coloque uma cebola às lascas no fundo no papel de alumínio, as costeletas por cima e regar com um pouco de vinho e a colher de polpa de tomate.
No copo, coloque uma cebola, o tomate e o azeite programar 10seg, vel. 7, faça descer os resíduos das paredes e programe 5 min, temp.90º vel.1.
Adicione a água.
Coloque a Varoma por cima do copo e programe 30 min, temp.varoma vel.1.
Quando terminar o tempo, vire as costeletas, e coloque o cesto no copo com o arroz e sal. Se for necessário acrescenta-se mais água (deve ter cerca de 800g) e Programa-se mais 20 min temp.varoma vel4.
Retire o arroz e as costeletas (sem deitar fora o molho que fica no papel de alumínio) e deitar fora a água que ficou no copo.
Com cuidado, deitar o liquido e as cebolas que ficaram no fundo do papel de alumínio para o copo, e programar 20 seg vel7 e cobrir as costeletas com este molho (eu não achei muita piada ao molho, preferi as costeletas sem ele).

Sem comentários:

Enviar um comentário