segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

croissant

Já vos falei aqui no blog da Anasbageri, pois bem, eu andava um pouco assim para o muito desiludida com a receita dos pães de leite, pois pensava que iria fazer pãozinhos de leite iguais àqueles de compra e não me saiu nada remotamente semelhante. A Ana na sua simpatia habitual cedeu-me (a mim e a outras companheiras do fórum) a receitinha dos seus croissants, pus em pratica a minha "arte" de converter receitas para a bimby e lá me arrisquei a apanhar outra desilusão... mas heis que... ficaram uma delicia! só faltou mesmo foi um aperfeiçoamento na arte de enrolar croissants porque de resto voaram de uma maneira que em menos de um dia não sobrou nenhum para contar a história. Irei certamente repetir a receita e para a próxima talvez me arrisque a fazê-los recheados ;) Bom apetite!


Ingredientes:
Preço médio de custo: 1,80€

- 650g farinha
- 12g de fermento padeiro seco (eu usei somente 2 saquetas de fermipan - não tinha mais, supostamente deveria ser 1 saqueta para cada 250g farinha, mas penso que resultou bem assim).
- 1 ovo + 1 ovo para pincelar
- 150g manteiga
- 60g açúcar
- 1/2 c. chá sal (usei só uma pitada)
- 3 dl de leite

Preparação:

Coloque no copo o leite e a manteiga e programe 2:30m, temp. 50º vel. 1 (se a manteiga e o leite tiverem frios, caso contrario programe só 2m).
No final o copo deve indicar que está á temperatura 37º, se for o caso junte o fermento e o ovo, misture 10seg. vel.2 Adicione a farinha e o açúcar e programe 15seg. vel.6 e de seguida 2m, vel. espiga.
deixe repousar no copo até a massa dobrar o volume. isto significa que a massa irá começar a levantar o copo medidor e a sair pelo buraco da tampa.
Estenda a massa com a ajuda de um rolo. A minha massa ficou um pouco mole, por isso fui adicionando farinha enquanto a ia tentando estender até ao ponto de não se agarrar nem à bancada nem ao rolo da massa.
forme um rectângulo com a massa e corte-o em triângulos (fiz esta operação por diversas vezes), o tamanho dos triângulos irá determinar o tamanho dos croissants.
Enrole os croissants a partir da ponta mais larga para o bico da massa e deixe repousar mais uma meia-hora cobertos por um pano de cozinha.
Pincele a massa com um ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 220ºC durante cerca de 8-10m ou até ficarem douradinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário