segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Farófias de chocolate

Como devem ter reparado, tenho a mania de congelar e aproveitar tudo,  por esse motivo o meu congelador ás vezes parece a feira dos aproveitamentos, eheh, como se aproxima o dia das compras mensais resolvi esvazia-lo um pouco de aproveitamentos, o que implicava dar um destino às claras de sobra dos doces de natal... pensei no óbvio: farófias, e depois pensei... que tal farófias de chocolate? porque não? o resultado é saboroso, o molho é que foi pouco, devia ter entre 6 a 8 claras, para 4 deve bastar.
Como o B diz, não é uma sobremesa que tire a fome, é mesmo bom para quem já comeu bem à refeição e lhe apetece uma gulodice. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 0,40€

- 4 claras
- 4 colheres sopa de açúcar
- 80g chocolate em tabelete
- 120g de leite
-10g açucar
- manteiga para untar


Preparação:

Unte com manteiga um pirex fundo de ir ao forno.Ligue o forno a 200ºC
Com o copo completamente limpo e seco, coloque a borboleta, junte as claras, uma pitada de sal e umas gotas de sumo limão e bata 6m, vel.3 e 1/2. no final adicione o açucar e envolva alguns segundos na vel.3 e 1/2.
Disponha em monte sobre o pirex, polvilhe com açucar e leve ao forno cerca de 8 minutos. Retire e reserve.
Lave e seque o copo, coloque o chocolate dê alguns toques no turbo de modo a ficar meio esfarelado, adicione o leite, o açucar e a maizena e programa-se 8m, temp. 90º vel.4.
Deite depois sobre as claras, deixe arrefecer e leve ao frigorífico.

Sem comentários:

Enviar um comentário