sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Queques de peru - aproveitamento

Não sou grande apreciadora de queques enquanto forma de bolo, não compreendo como alguém consegue optar por comer um queque quando tem bolas de berlim cheias de creme ao lado ;) mas estes queques salgados têm despertado a minha atenção e tenho adorado! são óptimos para aproveitamentos e para festinhas de anos, a receita original diz para forrar-mos a formas com a massa e fecharmos com uma tampa (tipo empada), mas eu fiz uma 2ª versão misturando o recheio e a massa e levando directamente ao forno em formas de papel, mesmo tipo queque, são uma delicia! Bom apetite!


Ingredientes:
Preço médio de custo: 2,60€ (consoante o recheio pode ficar mais caro ou mais barato)

Massa:
-250g leite
-50g óleo
- 20g manteiga
- 2 ovos
-250g farinha
-1 c. sopa fermento

Recheio:
- 1 cebola
- 1 d. alho
- 1 cenoura
- 30g azeite
- 30g de chouriço ou bacon (usei um resto de chouriço que tinha no frigorífico não pesei)
- 1 tomate (usei uns 40g polpa tomate)
- 30g vinho b. (usei uns 20g vinho tinto + 10g água)
- 200g de peito de peru (usei os restos de peru de natal que tinha congelado)
- acrescentei 1/2 lata de milho que tinha no frigorífico á espera de destino

Preparação:

Coloque no copo a cebola, alho, cenoura (e outros legumes á escolha: courguettes, alho francês... etc), chouriço e pique 5 seg. vel.5, adicione o azeite e refogue 5m, temp. 100, vel.1.
Junte o tomate e pique 5seg. vel.5, adicione o resto dos ingredientes e programe 11m, temp. varoma vel.1 no fim pique 3seg. vel.5. Retire e reserve.
Sem lavar o copo coloque-lhe todos os ingredientes para a massa e programe 30seg. vel.3.
Ligue o forno a 180ºC.
Unte as formas dos queques com manteiga e polvilhe com farinha, deite cum pouco de massa, espalhe uniformemente com a ajuda de uma colher (a massa é meio liquida, não é moldável com as mãos) coloque uma colher de recheio e deite um pouco de massa em cima de modo a formar uma tampa ou se preferir misture a massa com o recheio de modo a obter uma mistura equilibrada e deite uma colher de massa para formas de queque de papel.
Leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 20m.

Sem comentários:

Enviar um comentário