segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Arroz de tamboril

Arroz de tamboril é o domínio do meu pai, ele faz arroz de tamboril quase todas as semanas e talvez por causa disso andei uns tempos enjoada desta receita. Mas resolvi arriscar e experimental made in bimby. tenho várias coisas a apontar a esta receita, precisa de levar una camarões para dar gosto, o meu pai também gosta de juntar ovas, mas eu como não gosto dispenso essa parte, também se pode adicionar um pouco de lombos de outros peixes para dar corpo e claro precisa do piri-piri que eu não coloquei por causa da tis. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 6,05€

- 400g lombo tamboril
- 1 cebola
- 2 d. alho
- 50g pimento verde
- 50g pimento vermelho 8não coloquei pois não tinha)
- 40g azeite
- 250g tomate aos pedaços
- 250g arroz agulha
- 50g vinho b (usei 20g vinho tinto e o resto em água)
- 600g água
- salsa picada, sal, pimenta, piri-piri

Preparação:

Tempere o tamboril com sal e pimenta e reserve.
Coloque no copo a cebola, os alhos, os pimentos o azeite e pique 8seg. vel.5, refogue 3m, temp. varoma, vel.1
Junte o to,ate e programe 5m, temp. varoma, vel. colher inversa.
Adicione o arroz, o vinho, a água o piri-piri, o tamboril, envolva tudo com a espátula e programe 8m, temp. 100º vel. colher inversa.
Retire a tampa, solte o arroz do fundo do copo com a espátula e programe mais 6m, temp. 100º vel. colher inversa.
Deixe apurar durante 2m , polvilhe com salsa picada, envolva e sirva.

Nota: com os camarões é cozer 1º os camarões e aproveitara água para cozinhar o arroz de tamboril. quando fizer essa versão edito a receita. 

Sem comentários:

Enviar um comentário