segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Regueifa

Há certas coisas que só conseguimos comer quando mudamos a nossa posição geográfica. A regeuifa para mim é uma dessas coisas, eu adoro, mas só conseguia comer quando ia ao norte, visto que em lisboa nunca encontrei em lado nenhum. Ora com a bimby não ha nada que eu não me arrisque a fazer e quando me deparei com a receita da regueifa pensei logo que não me escaparia.
A minha massa não sei porquê ficou mais líquida do que o suposto, mas não me importei, a massa já me cheirava a regueifa e iria experimentar de qualquer forma. como não dava para "amassar" a massa, conforme a receita, retirei ás colherada a massa e moldei-a o melhor que consegui em forma de circulo (depois acabou na forma rectangular do tabuleiro do forno, ihih). O sabor é inconfundível! apenas a massa não cresceu como seria suposto, mas penso que a diferença maior está no facto de usar fermento padeiro granulado em vez do fresco... De qualquer forma tenho uma regueifa óptima em casa para matar saudades e saborear nos próximos dias. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 2,58€

- 150g leite
- 3 ovos + 1 para pincelar
- 100g acuçar
- 100g manteiga
- 1 cálice de vinho do porto
- raspa de limão (não usei, esqueci-me)
- sumo meio limão (também não usei)
- 500g farinha
- 25g fermento padeiro (usei 1 saqueta de fermipan)
- 1 pitada de sal
- 1 pitada canela

Preparação:

colocar no copo o leite e o fermento e programar 2m, temp. 37º vel.1
Juntar os restantes ingredientes e programar 3m, vel. espiga.
Colocar a massa numa bancada enfarinada, amassar, colocar numa tigela, fazr 1 cruz e tapar com um pano húmido e deixar e levedar até dobrar o volume (a minha massa como estava meio peganhenta, polvilhei com farinha e deixei a levedar dentro do copo).
Divida a massa em duas partes, molde dois rolos e deixe levedar mais 30m (o meu foi direito para o tabuleiro, numa folha de papel vegetal e directo ao forno).
Coloque  as coroas num tabuleiro untado, pincele com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 20m. Se a parte de cima começar a queimar muito cubra com uma folha de papel de alumínio.

Sem comentários:

Enviar um comentário