quinta-feira, 3 de março de 2011

Dicas - prazos de validade

Uma coisa que sempre me fez confusão foi o facto de pessoas deixarem fora produtos como café moído ou chá por estes se encontrarem fora do prazo de validade... Ora convém esclarecer o que é a "validade" de um produto.

Actualmente divide-se a validade em duas categorias. há a Data limite de consumo, que é usada em alimentos perecíveis como os iogurtes e os ovos, que significa que após a data assinalada o alimento não garante a salubridade e pode implicar riscos para a saúde do consumidor (o que não interfere no facto de uma pessoa comprar alimentos perecíveis como a carne e o peixe e lhes "aumentar" o tempo de vida através do processo de congelação). 

E há o Consumir de preferência antes de, que significa que após essa data o produto não deve ser vendido, pois não garante a a qualidade do nível de textura, aroma ou sabor, o que não significa que esteja estragado, por exemplo uma embalagem de café em pó, pode não ter o mesmo aroma e sabor consumida depois dessa data, mas não significa que esteja estragado.
De notar que as datas indicativas se referem à embalagem selada, numa embalagem aberta, o produto deteriora-se mais rapidamente (por exemplo, as bolachas ficam moles mais depressa, etc.), e alguns produtos podem ter a tendência de criar bicho, devendo por isso as embalagens abertas serem consumidas o mais rapidamente possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário