sexta-feira, 1 de abril de 2011

Bacalhau gratinado no forno com crosta de Broa

Quem me segue acompanhou a minha demanda em descongelar o combinado antes de ir de férias. Como tal quando regressei para além de não ter comida em casa estava muito farta de comer carne. Ora, como os nossos antepassados safaram-se muito bem sem frigorífico inventaram esta coisa de salgar o bacalhau... Graças a eles tinha uma alternativa em casa à carne. Graças à bimby já tinha a broa ralada e outras receitas e foi só juntar o útil ao agradável. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 4,50€

- 2 postas médias de bacalhau previamente demolhadas
- 500g água
- 1/2 broa
- 2 cebolas
- salada para acompanhar
- 80g azeite

Preparação:

Coloque a broa aos pedaços no copo e dê alguns toque no turbo até ficar grosseiramente picada. Retire e Reserve.
Coloque a água no copo e as postas de bacalhau na varoma e programe 20m, temp. varoma, vel.3. retire e deixe o bacalhau amornar.
deite fora a água, no copo coloque as cebolas cortadas ás rodelas finas, o azeite e tempere a gosto. programe 10m, temp. 100º vel. colher inversa.
Ligue o forno a 200ºC.
Enquanto o azeite aquece comece a desfiar grosseiramente o bacalhau, rejeitando as peles e as espinhas, vá colocando-o num pirex de ir ao forno.
Terminado o tempo deite a cebola e o azeite sobre o bacalhau e cobra com a broa picada. Leve ao forno a gratinar cerca de 15-20m.
Sirva acompanhado de uma salada fresca.

Sem comentários:

Enviar um comentário