quarta-feira, 18 de maio de 2011

Poupar está na moda - Escolhas inteligentes III

Vim de férias com muitas ideias na cabeçita, é o que dá ter mais tempo livre para pensar.
Lembrei-me que deveria estar-se a aproximar a data em que faria um ponto da situação em relação ao uso de detergente em pó (para quem leu e para quem não leu é este o link), quando me apercebi que teria sido no dia 9 de Abril! bem... mais de um mês depois, aqui estou eu para vos dizer que a minha caixinha de detergente em pó aberta no dia 6 de Janeiro de 2011 ainda vai a metade! sim leram bem, já passaram mais de 4 meses e ainda tenho metade do detergente e mais... constatei que salvo raras excepções acaba por me aproximar mais das 4 máquinas por semana do que as 3 referidas. Por isso a poupança dos 0,55€ que tinha referido vai ser largamente ultrapassada.

Á parte disso, da minha viagem à Madeira vieram muito boas memórias e um presente especial que me vai fazer poupar mais uns tostões e... ter queijo sempre fresquinho. Curiosos?
ofereceram-me um cortador de queijo!



Pois é, nós estamos tão habituados a comprar queijo fatiado embalado (que eu acho o preço simplesmente abusivo) ou para os mais tradicionais ficar longas horas na fila da charcutaria para comprar queijo fatiado na hora que ao fim de uma semana no frigorífico acaba por secar, para os ainda mais tradicionais comprar queijo de bola e cortar grossas fatias de queijo com uma qualquer faca de cozinha.
Nunca na minha vida me tinha deparado com um cortador de queijo, apesar de ser uma invenção bastante antiga (já deve ter feito parte dos lares há bastantes anos) caiu em desuso possivelmente devido á evolução da "tecnologia", fascinados pela possibilidade de adquirir queijo fatiado sem ter de mexer um dedinho para o conseguir.
Com este cortador consegue-se finas fatias de queijo sem muito esforço, o queijo conserva-se fresco por mais tempo e uma vez que é queijo de bola tem mais sabor e ainda conseguimos poupar uns trocos.

Pensam que estou a brincar? É verdade que o preço do queijo em bola é idêntico ao preço do queijo fatiado na hora, em relação ao fatiado embalado é por si só muito mais barato, a diferença está no peso de cada fatia, já devem ter reparado concerteza que o queijo já fatiado exposto nos balcões da charcutaria tem uma  grossura  bastante generosa, para os mais corajosos que não tem medo de levar com a expressão de descontentamento da senhora da secção quando se pede para cortar na hora mais fino terá que levar com a expressão: "mais fino que isto desfaz-se tudo" e sim é verdade desfaz-se e embalado cola-se tudo umas lascas nas outras tornando impossível a tarefa de colocar fatias de queijo no pão tornando-se mais "blocos de queijo no pão". Bem, com a faquinha cora queijo isso não acontece, porquê? simples, fazemos o investimento inicial de comprar uma bola de queijo, cortamos ao meio, congelamos metade (sim é preferível pois a outra metade vai durar e durar...), envolvemos a que será armazenada para consumo no frio com película aderente e cortamos as fatias que forem necessárias para satisfazer a nossa "gula" de queijo, sendo em qualquer dos casos inferior á usada quando compramos queijo fatiado.


Vamos a contas?

Comprar a mesma marca de queijo embalado paga-se 1,99€ por 225g, ou seja o preço é de 8,84€/kg.
O mesmo queijo adquirido fatiado ao balcão ou em bola é vendido a 5,99€/kg, sendo só por ai 2,85€ mais barato.
Eu costumava comprar 300g de queijo todas as semanas, logo pagava 1,80€.
Por mês (supondo que tem 5 semanas) gastaria 9€ (5*300g= 1500g).

Comprei uma bola de queijo com 1674g por 10,03€, ora para me compensar o gasto, a bolinha terá de durar pelo menos 5,5semanas, arredondando vou comentar como estará a minha proporção de queijo em casa no dia 25 de Junho, altura em completa 6 semanas aberto e quando acabar efectivamente o queijo terei números mais concretos do nível de poupança, mas... tenho fé que será muito elevado, para uma família devoradora de queijo.

Sem comentários:

Enviar um comentário