terça-feira, 28 de junho de 2011

Salteado de legumes em massa filó

Um belo dia estava a fazer zapping, quando me deparo com o programa do peso pesado, mas em vez de estarem a fazer exercício estavam... imaginem a cozinhar! o que me chamou a atenção foi principalmente o nome da receita: Salteado de legumes em massa filó. o aspecto final do prato lembrou-me muito o meu cocktail de camarão em massa filó e achei que iria gostar bastante desta receita. E gostei. Não segui exactamente as quantidades da receita, fui fazendo a olho de modo a ficar com os legumes mais ou menos proporcionais e quantidade suficiente para encher 4 tacinhas. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 2,78€

- 1 emb. massa filó
- 100g peito de peru
- 175g de legumes (alho francês, espinafres (não usei), cenoura, tomate, brócolos, couve-flor, courguette, beringela (não usei)).
- 30g de azeite
- 20ml de vinagre balsâmico (usei de cidra)
- sal
- manteiga

Preparação:

Cortar o peito de peru ás tiras e temperar com sal, pimenta vinagre e um pouco de sumo de limão. Deixar repousar uns 15m.
Cortar os legumes. A couve flor e os brócolos aos ramos, nos ramos mais grosso fazer uns golpes em forma de cruz no talo para cozerem mais uniformemente.
A alho francês ás rodelas, a courguete e o tomate aos cubos e a cenouras ás tiras.
Colocar todos os legumes á excepção do tomate e cenoura no tabuleiro da varoma e reservar.
Colocar a carne na varoma, adicionar o tabuleiro, acrescentar 500g de água no copo e programe 25m, temp. varoma vel. 1.
Entretanto vá fazendo as tacinhas de massa filó. corte cada folha em 4 partes. Pincele uma forma pequena redonda com manteiga, coloque uma folha de massa filó, pincele outra folha de massa e coloque-a sobre a primeira. Repita o procedimento para fazer as taças desejadas. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 5m, até ficarem douradinhas.

Quando os legumes e a carne estiverem cozinhados, aquecer o azeite numa frigideira juntar a carne e os legumes, deixar saltear ligeiramente, envolver e juntar á massa filó.

Sem comentários:

Enviar um comentário