terça-feira, 5 de julho de 2011

Coroa de arroz com atum

Mais um prato óptimo e fresco para o verão. É um prato que rende bastante e no qual se pode ir variando os legumes que acompanham o arroz. Têm ainda a vantagem que pode ser feito com bastante antecedência e ficar a repousar no frio por várias horas. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 2,71€

- 2 latas de atum
- 200g de arroz
- 120g de ervilhas (usei congeladas)
- 1 lata pequena de milho
- folhas de alface
- 3 ovos
-150g azeite
- 100g óleo

Preparação:

Deite 800g de água no copo, tempere com sal. Coloque a varoma por cima do copo com as ervilhas e programe 10m, temp. varoma, vel.3.
Lave bem dois ovos e coloque-os dentro do cesto e junte o arroz.
terminado o tempo adicione o cesto ao copo e programe mais 15m, temp. varoma vel.4 (com a varoma ainda colocada). Passe o arroz e os ovos por água fria.
Entretanto faça a maionese (eu fiz com a varinha mágica uma vez que o copo estava ocupado, mas pode-s fazer na bimby, se se preferir). coloque num copo alto o azeite e o óleo. junte um ovo, coloque a varinha no copo e sem mexer ligue até obter uma maionese homogénea, tempere a gosto.
Numa tigela á parte  junte o atum ligeiramente esmagado com um garfo, as ervilhas, o milho, e o arroz e envolva, junte maionese a gosto de modo a ficar tudo bem envolvido e coloque numa forma untada com óleo (eu usei uma tarteira das que se abrem por isso não untei), e leve ao frio até ser hora de servir.
Quando for a servir, faça uma cama de folhas de alface, desenforme o arroz por cima e junte os ovos cozidos aos gomos (eu esqueci-me de colocar antes de ter tirado a foto).

Sem comentários:

Enviar um comentário