quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Gigot de peru

Da minha perna de peru sobrou-me ainda uma quantidade generosa de carne, mas não tanta que desse para a família toda comer somente "aquecida" e uma vez que comer 2 vezes o mesmo prato num curto espaço de tempo cansa e não tem piada, procuro sempre fazer novas receitas que sejam boas para aproveitamento de restos.
Desta vez decidi-me por um Gigot, para quem nunca ouviu falar em gigot's (eu mesma só o conheci recentemente), um gigot é um misto entre o empadão e o "á brás". achei muito bom, fica com um aspecto bem apelativo e ninguém se queixou de comer "novamente a perna de peru". Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 1,51€ (a carne não está contabilizada por se tratar de aproveitamentos)

- 500g de peru (eu usei os restos da perna, não chegavam a 500g, mas foram suficientes)
- 1 cebola
- 3 d. alho
- 30g azeite
- 1 pacote natas (usei apenas metade)
- 80g vinho branco
- 80g polpa tomate
- 4 batatas para fritar (usei 3)
- 3 ovos

Preparação:

Corte as batatas em palitos e vá fritando em óleo quente.
No copo pique a cebola, alho e azeite 5seg. vel.5 e refogue 5m, temp. 100º vel. 1.
Coloque a borboleta, junte o peru e programe mais 3m, temp. 100º vel. 1.
junte o vinho e programe 5m, temp. 100 vel.1
por fim adicione as natas e a polpa de tomate e programe mais 5m à mesma temperatura e velocidade.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Coloque as batatas fritas no fundo de um pirex, adicione o peru por cima, faça 3 buraquinhos e coloque em cada um, um ovoe leve ao forno até os ovos cozinharem (entre 10-20m) .
Pode servir acompanhado de salada.

1 comentário:

  1. Olá, gosto muito de acompanhar o teu blog!Queria dizer-te que acho as tuas receitas bastante boas, mas, da minha parte vejo um pequeno problema. Como fazes tudo na bimby, por vezes torna-se um pouco difícil reproduzir o que dizes, na forma tradicional, especialmente quando falas em termos como "borboleta" ou "varoma"... No conjunto consegue-se fazer, mas depois existem estes detalhes que ficamos na dúvida como será que se faz nos tachos normais!
    Continua com as boas receitas e as boas ideias de poupança!

    Bjinho
    Lilla

    ResponderEliminar