segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Bolo fofo de laranja

Ando um pouco com preguiça para cozinhar ao fim-de-semana, só me apetece ficar enroladinha a uma manta polar no sofá a ver filmes tontos de fim-de-semana, mas desta feita já passava da meia-noite e estava eu e o B fascinados a ver o masterchef australiano (já repararam que volta e meia aparece por lá a bimby?), com as receitas magnificas do Heston Blumenthal e começou-nos a dar assim uma fomita, não que fosse fazer algo similar à vela de chocolate branco e caramelo que tanto nos fez salivar mas... Dando uma olhadela pela despensa conclui que pouco mais poderia fazer que um bolo fofo de laranja e foi o que saiu. mas com a pressa de colocar o bolo no forno esqueci-me de regular a temperatura e ficou bastante elevada durante os primeiros 15m, apesar de a ter corrigido foi tarte demais e o bolo adoptou a famosa posição "vulcão", não queimou porque lhe coloque no resto da cozedura uma folha de papel de alumínio por cima, mas como não "era o prato que queria apresentar" desta vez não colocarei foto, apenas postarei a receita para quem quiser um bolo óptimo para acompanhar um chá quente nestes dias chuvosos. Bom apetite!

(sem foto até uma nova oportunidade)

 
Ingredientes:
Preço médio de custo: 1,22€

- 250g farinha
- 200g açúcar
- 40g óleo
- 6 ovos
- 1 laranja
- 1 c. chá de fermento

Preparação:

Unte uma forma com margarina e farinha e ligue o forno a 180ºC.
Corte a casca fina da laranja (casca sem parte branca) e deite-a para o robot, coloque o cesto de rede e pique alguns segundos vel.9 (eu ainda usei alguns toques de turbo, pois não estava a picar bem).
Sem o cesto de rede junte o óleo, a farinha, o fermento, o açúcar e os ovos e misture tudo 40seg. vel.5.
Verta a massa para a forma e leve ao forno cerca de 40m.
Retire e desenforme o bolo ainda quente, espete-o com um palito em todo o bolo e regue-o com o sumo da laranja (se for necessário utilize mais uma laranja).

Sem comentários:

Enviar um comentário