quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Risotto de frango e bacon

Há imenso tempo que me apetecia um belo risotto e este soube-me que nem ginjas, estava mesmo muito bom, repetimos todos e isso é sempre bom sinal. Melhor ainda é que o frango foi um aproveitamento desta receita,  por isso aqui fica um conselho: aproveitem sempre os restinhos de comida, por mínimos que sejam podem ser sempre aproveitados para compor novos pratos. Neste caso não cheguei a congelá-los pois fiz o rissoto 2 dias após o frango, mas o meu congelador tem sempre pequenas porções de restinhos de refeições à espera de um destino melhor. Bom apetite!


Ingredientes:
Preço médio de custo: 1,22€ (não está contemplado o preço do frango visto ser um aproveitamento)

- 150g risotto
- 30g azeite
- 200g peito de frango ( eu usei os restos de frango, independentemente de serem peito ou não da receita acima mencionada, não medi a quantidade, fui o que havia)
- 80g bacon às tiras
- 1/2 copinho de medida de vinho branco
- 2 d. alho
- 1 cebola
- 7 medidas de água (eu usei usei umas 3)

Preparação:

Aqueça o azeite 2m, temp. 100 vel.1.
Junte a cebola e o alho e pique 5seg. vel.5 e refogue 3m, temp. 100º vel.1
Coloque a borboleta, junte o frango, o bacon e o vinho branco e programe 5m, temp. 100º vel.1 (programe 10m caso use frango cru).
Adicione o arroz e programe 2m temp. 100º vel.1
Junta-se sal e uma medida de água e programa-se mais 10m, temp. 100º vel. 1.
Vai-se adicionando a água aos poucos para que o arroz a vá absorvendo. verifique a cozedura do arroz, se for necessário programe mais alguns minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário