sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Sopa da Pedra

O B diz que com o frio posso começar a fazer jantares só de sopinhas, penso que o que ele não contava era com esta sopinha tão nossa, tão portuguesa. Esta sopa é certamente uma refeição completa, a única coisa que lhe faltava mesmo era a pedra em si, fomos todos para a cama de barriga aconchegadinha e de paladar agradado. Tradicionalmente as carnes de porco são as mais usadas, mas como nós não apreciamos muito o chispre e orelha e afins fiz uma alteração estratégica para a carne de vaca.
A tis já começa a mostrar interesse em ajudar a cozinhar, num próxima vez conto-lhe a lenda por de trás desta sopa, ou talvez espere ir a Almeirim para comer a genuína sopa, com pedra de tudo, (será que a ASAE ainda permite que se coloquem pedras na sopa?) Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 2,83€

- 2 Batatas grandes
- 1 cenoura
- 1 frasco de Feijão Encarnado Cozido
- 1 pedaço de Abóbora (cerca de 80g)
- 1 Alho Francês pequeno
- 150g carne de vaca para cozer aos cubos
- 1/2 Chouriço de carne
- 1/2 Linguiça
- 50g massinhas cotovelos
- 1 fio azeite
- sal

Preparação:

No copo coloque as 1 batata e meia ás rodelas, o alho francês e a abóbora aos pedaços e a carne de vaca, cubra com água (mais do que a altura dos legumes) e programe 20m, temp. 100º vel. colher inversa.
Entretanto corte a outra meia batata aos cubos e a cenoura ás rodelas finas. Reserve.
Corte o tomate e a linguiça ás rodelas ou a meias rodelas.
lave e escorra bem o feijão. Reserve

No final do tempo retira-se a carne do caldo e reserva-se (pelo menos a maioria), junta-se metade do feijão e tritura-se tudo 30seg. vel. 5-7-9.
Como a minha base da sopa já estava quase no nivel dos 2Litros, retirei e reservei cerca de meio litro.
No final junte a carne cozida, o chouriço e a linguiça, a batata e a cenoura reservada, a massa e um fio de azeite e programa-se 15m, temp. 100º vel. colher inversa.
Junte ao restante caldo da sopa e sirva quente.

2 comentários:

  1. Uma das minhas sopas favoritas e que reconfortante que é hummm

    beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  2. Paula Mariana, obrigado por todos os comentários, peço desculpa por nem sempre responder, mas o meu blogger teve um ligeiro problema com o envio de mensagens e só conseguia enviar mensagens como anónimo. Esta sopa para além de optima dá-nos smepre a oportunidade de usar mais ou menos ingredientes, conforme o que houver disponivel no frigorifico... lembrar que tudo começou com água e uma pedra.

    ResponderEliminar