terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Poupar está na moda - detergente para a máquina lavar Loiça

A minha batalha continua a mesma: reduzir a conta do supermercado todos os meses ou pelo menos tentar mante-la igual face ao aumento dos preços dos produtos (cada ida ao hiper, cada susto).
Desta vez vou-vos falar de como reduzi o gasto dos preciosos € no detergente da máquina de lavar loiça.

De todas as formas de detergente a minha predilecta são as pastilhas. E de entre todas as marcas prefiro sem sombra de duvida as calgonit. Nisto tudo só tem o problema de custarem cerca de 13€... No entanto reparei que com uma certa regularidade vários hipermercados tinham as ditas pastilhas em promoção, ou leve 2 pague 1 ou com 50% desconto, o que constitui por si só uma ajuda. mesmo assim, custavam o dobro das pastilhas de marca branca.

Resolvi então experimentar as marcas brancas,  mas os resultados estavam longe de ser perfeitos, a loiça nem sempre ficava bem lavada, ficava baça e sem brilho mesmo usando sal e abrilhantador...
Dilema, será que um custo mais baixo compensa a diferença de qualidade? a meu ver não compensava.

Qual a solução então? a solução veio até mim através de um fórum, onde um dia discutíamos problemas e solução para avarias em M.L.loiça e em que uma pessoa tinha recebido o conselho do técnico de só usar meia pastilha para lavar a loiça, pois uma pastilha inteira seria detergente a mais.
E eu perguntei-me, será possível? será que meia pastilha é suficiente para deixar a loiça perfeitamente limpa? brilhante tal e qual como a pastilha inteira? nada como fazer a experiência.
quando apanhei as calgonit em promoção, toca de fazer a experiência.

Partir a pastilha ao meio (pelo menos o melhor possível, ihih)



Colocar a pastilha na Máquina cheia de loiça suja. Coloco sempre o máximo de loiça que consigo, mesmo panelas e tupperwares uns em cima dos outros e tudo e não tenho a preocupação de passar a loiça por água antes de a colocar na máquina, cerca de 3 dias são suficientes para encher a máquina.




Por recomendação da marca da máquina escolho sempre o programa auto temp. 55º e 65º com um programa de 90minutos. já experimentei escolher o programa abaixo em que a máquina só vai até aos 50º, mas é um programa bastante maior com pelo menos mais 20m de lavagem, que eu acho desnecessários.



e o resultado?

Perfeito!

A partir de agora, só meia pastilha nas minha lavagens e a poupança? é imensa!
Agora compro só detergente para a máquina uma vez por ano nas promoções leve 2 pague 1 (embalagem de 56 pastilhas). Só pago 13€ e tenho detergente suficiente para mais de um ano.

Em relação a contas, estes 13€ equivalem a 4*56 pastilhas (por só usar meia pastilha e ser em duplicado pela promoção) correspondem a 224 pastilhas para ter o equivalente nas de marca branca com pior qualidade na lavagem gastaria mais 1,36€/ano

1 comentário:

  1. Pois eu também só uso meia pastilha, desde que li essa dica na net. a unica diferença é que uso as pastilhas ULTRA PRO, do Pingo Doce, 5 em 1, substancialmente mais baratas que as que refere e os resultados são ótimos.

    ResponderEliminar