sexta-feira, 13 de julho de 2012

Boleima de Maçã

O blogue anda um pouco parado, isto porque ultimamente não reparei e a máquina não tinha cartão, ficando as fotos na memória da máquina, como não tenho tido oportunidade de ligar a máquina ao Pc fui deixando passar, mas hoje resolvi publicar algumas receitas mesmo sem foto, adiciono-a mais tarde.
Esta receita saiu numa das revistas bimby, fiquei um pouco intrigada sobre o que seria uma boleima e descobri ao provar que está no meio caminho entre um pão doce e um bolo, talvez mais inclinada para o lado do pão. De qualquer das formas gostei bastante e dá um óptimo lanche quer acompanhado por um chazinho quer por bebidas frescas. Bom apetite!




Ingredientes:
Preço médio de custo: 3,97€

- 200g água
- 25g fermento fresco (usei meio pacote fermipan)
- 500g farinha tipo 65 (530g farinha tipo 55)
- 60g azeite
- 1 c. chá sal (usei so uma pitada)
- 2 ovos
- 300g açúcar amarelo
- 1 c. sopa canela em pó
- 4 maçãs sem casca e cortadas as fatias finas


Preparação:

Coloque no copo a água, o fermento e programe 1.3m, temp. 37º vel. 2.
Adicione 400g farinha , o azeite e o sal e amasse 2m, vel. espiga. retire para uma taça polvilhada de farinha, cubra com um pano e deixe levedar cerca de 40m.
Após esse tempo coloque a massa no copo , e adicione os restantes 100 ou 130g farinha, os ovos, 150g açúcar e amasse mais 2m, vel. espiga.
Numa taça á parte misture o açúcar com a canela e reserve.
unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe a farinha, espalhe metade da massa,  polvilhe um cerca de 1/3 da mistura do açúcar , coloque a maça, polvilhe com mais 1/3 do açúcar e cubra com a restante massa.
Com a faca desenhe uns losangos  sobre a superfície da massa e  deixe levedar mais uns 40m. (a massa é bastante elástica).
Depois disso polvilhe com o restante açúcar e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 40m.

Sem comentários:

Enviar um comentário