sexta-feira, 20 de julho de 2012

omelete de cogumelos e queijo - aproveitamento claras

Mais uma receitinha contra o desperdício. A receita da tarte de pastel de nata levava 6 gemas, o que significa que me sobravam 6 claras. Podia te-las congelado como muitas vezes faço para mais tarte usar numa outra receita, mas a verdade é que nesta altura não estava muito interessada em encher o congelador e como estávamos quase na hora do almoço resolvi aproveitá-las para alguma coisa restava saber o quê... o B não gostou muito do souflé por isso estava um pouco fora de questão, lembrei-me então de lago bem simples: uma omelete! juntei com mais uns restinhos que tinha lá perdidos no frigorífico (cogumelos frescos e queijo) e voilá um belo almoço! Bom apetite!






Ingredientes:
Preço médio de custo: 0,85€ (não contei nem com a guarnição nem com as claras, uma vez que o seu valor foi totalmente contado na tarte de pastel de nata)


- 6 claras
- 1 ovo
- cogumelos qb
- queijo aos cubos qb
- sla e pimenta
- guarnição a gosto


Preparação: 


Bata as claras com o ovo inteiro até fazer espuma.
Aqueça uma frigideira anti-aderente ao lume, quando estiver quente deite metade da mistura (eu fiz metade porque usei uma frigideira pequena, fiz 2 omeletes pequenas, mas pode-se fazer apenas 1 grande), deixe cozinhar um pouco, depois junte os cogumelos distribuídos uniformemente pela frigideira bem como o queijo e deixe cozinhar até não se ver mais o liquido do ovo, dobre as pintas da omelete para o meio  e enrole-a.
sirva com guarnição a gosto (eu usei batata frita uma vez que em tinham sobrado de uma outra receita e já estavam a perder muito amido, iriam estragar) .
esta receita puderia ter sido feita na bimby, a mim é que não me deu jeito pois tinha o copo da bimboca sujo e não me estava apetecer lava-lo. Para isso colocava-se no copo cerca de 600g de água, na varoma colocava-se uma folha de papel vegetal, deitava-se os ovos por cima, depois de batidos até fazer espuma, juntava-se os cogumelos e o queijo e e programava-se 15m, temp. varoma vel. 3.

Sem comentários:

Enviar um comentário