sexta-feira, 21 de março de 2014

Canja de galinha

Acho que já vos contei da minha mania de só comprar os frangos inteiros com miudos e preparar o frango como desejo em casa. Pois bem, começei a reparar que após cortar os peitos de frango e retirar as pernas, coxas e asas do frango, que ainda ficava alguma carne agarrada á carcaça, o que seria um desperdicio ir fora. Numa primeira vez resolvi cozer a carcaça e retirar a carne já cozinhada para fazer uma quiche. Mas reparei que tinha ficado um caldo mesmo bom para uma canja (visto a carcaça também ainda ter alguma pele) e pensei para comigo: porque não aproveitar as carcaças do frango para fazer uma canja? A verdade é que resulta muito bem, tem carne mais que suficiente e lá por casa todos adoramos. Bom apetite!



Ingredientes:
Preço médio de custo: 0,50€ ( se aproveitar as carcaças do frango como eu e os miudos , esta receita é praticamente de borla)

- 1 carcaça de frango (para quem não tem a minha pancada podem usar duas coxas de frango)
- miudos de 1 frango
- 750g de água
- 50g de arroz ou massinhas (já fiz ambas as versões, eu sou mais pelo arroz, mas a tiz mais pelas massinhas)
- sal a gosto

Preparação:

Colocar a água, o sal e a carcaça/coxas do frango no copo e programar 20m, temp. 100º vel. colher inversa.
Retirar o frango, deixar arrefecer e desfiar a carne remanescente.
Entretanto no copo juntar o arroz ou as massinhas e programar 10m, temp. 100º vel. colher inversa.
No fim desse tempo juntar ao copo o frango desfiado e os miudos e programar mais 5m na mesma temperatura a velocidade.
Sirva quente.

Sem comentários:

Enviar um comentário